Os Jogos da Fome Livro 1

AUTOR: SUZANNE COLLINS


Editado: 2008


Título Original: The Hunger Games

 

 

 

 

SINOPSE:
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida…
Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade?

INSPIRAÇÃO E ORIGEM:

Segundo Suzanne Collins, a ideia para The Hunger Games surgiu enquanto ela percorria os canais de televisão. Num canal, a autora observou pessoas a competir num reality show e noutro viu cenas de Guerra no Iraque. As duas coisas "começaram a confundir-se de um modo muito inquietante" e a ideia para o livro foi formada. O mito grego de Teseu serviu de base para a história - a personagem principal Katniss seria como um Teseu futurista - e os gladiadores romanos completaram o quadro. A sensação de perda que Suzanne teve quando o pai prestou serviço militar na Guerra do Vietname também contribuiu para o desenvolvimento do livro, no qual a protagonista perdeu o pai aos onze anos de idade - cinco anos antes do início da história.

Bibliografia da Autora 


Resumo/Opinião 



Ao contrario do que é hábito, comecei por ver primeiro o filme lançado em 2012. Desta forma não tinha expectativas nenhumas em relação ao filme, talvez por isso mesmo o tenha apreciado tanto.

Despertou-me no entanto a curiosidade de ler a trilogia para isso comprei os três livros de uma vez só tendo iniciado imediatamente a sua leitura.

A história decorre numa realidade apocalíptica, em que após uma guerra na América do Norte surge uma poderosa cidade Panem que governa os doze distritos que foram criados para a servir. Inicialmente eram 13 distritos, mas um rebelou-se tendo sido destruído pelo Capitólio. De forma a manterem o seu poder bem definido criam os Jogos da Fome onde anualmente cada distrito após um sorteio envia um rapaz e uma rapariga para uma arena onde apenas um pode sobreviver para isso terão que lutar até à morte, esta celebração é vista em directo por televisão para toda a população do Capitólio e dos distritos.

Após a selecção Katniss e Peeta partem em direcção ao Capitólio onde serão apresentados aos outros tibunos e onde são tratados como vedetas, com aparições em entrevistas para criar empatia com o publico de Panem pois será a ajuda dos patrocínios que lhes irá permitir receber ajuda aquando na arena. Recebem ainda treino com diversas armas e técnicas de sobrevivência.

Eles têm como mentor Haymitch Abernathy, o único morador do Distrito 12 ainda vivo que venceu os Jogos no passado. Numa estratégia elaborada entre este e Peeta, no decorrer de uma entrevista este confessa o seu amor por Katniss. Esta acaba por alinhar nesta estratégia por considerar que a poderá ajudar com os patrocinadores. No entanto não desconfia que o amor deste poderá ser sincero...

São as acções de Katniss na arena que acabam por decidir o desfecho dos jogos. A sua forma de agir, personalidade, e o seu modo desafiador vão criar um despoletar de acontecimentos que dão origem ao segundo livro da saga....

Sem comentários:

Enviar um comentário