Atlas das Nuvens

 

Autor: David Mitchell


Editado: 2004 
Reimpressão: 2012


Titulo Original: Cloud Atlas

 

 

 

 

SINOPE:

Um viajante forçado a atravessar o oceano Pacífico em 1850; um jovem compositor deserdado, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial; uma jornalista com princípios morais na Califórnia do governador Reagan; um editor menor fugindo ao seu credores mafiosos; o testamento de uma "criada de restaurante" geneticamente modificada, ditado na ala da morte; e Zachary, jovem ilhéu do Pacífico que assiste ao crepúsculo da ciência e da civilização.
Seis vidas entrecruzadas – uma aventura extraordinária. Numa narrativa que dá a volta ao mundo e se estende desde o século XIX até a um futuro pós-apocalíptico, David Mitchell derruba as fronteiras do tempo, dos géneros literários e da linguagem para nos proporcionar uma visão arrebatadora da perigosa ânsia da humanidade pelo poder e até onde ela nos pode levar.

Biografia do Autor:

David Stephen Mitchell (nascido em 12 de Janeiro de 1969) é um romancista Inglês. Já escreveu cinco romances, dois dos quais, number9dream (2001) e Cloud Atlas (2004), foram seleccionadas para o Prêmio Booker . Viveu na Itália, Japão e Irlanda. Mitchell nasceu em Southport , em Merseyside, Inglaterra, e foi criado em Malvern, Worcestershire .Mitchell viveu em Sicília por um ano, em seguida, mudou-se para Hiroshima, Japão, onde ensinou Inglês durante oito anos, antes de voltar para a Inglaterra. Atlas das Nuvens é um romance de 2004. Ganhou os prémios British Book Award Ficção Literária e Richard & Judy Livro do Ano.

Adoptado ao cinema em 2012 Veja o trailer

Resumo/Opinião

Confesso que o livro apenas me chamou a atenção devido ao trailer do filme. Pensei para comigo que seria bom ler o livro e depois ver o filme. É algo que gosto de fazer...Normalmente acabo por gostar muito mais do livro, que é sempre mais rico em descrições  e conteúdos de diálogos, talvez porque o nosso imaginário as absorva e nos faça sonhar com os locais com a nossa própria percepção das coisas, talvez, talvez...
O livro é constituído por 6 diferentes histórias em épocas diferentes e que se encontram muito bem representadas linguisticamente. Nota-se a preocupação do autor nos detalhes e narrativas que nos fazem voar até essas eras. 
Foi um livro diferente de ler, as histórias acabam a meio deixando-nos no suspense do que acontecerá em seguida, no entanto todas elas se encontram muito bem estruturadas e ligadas entre si através de pequenos sinais ou situações que nos levam à história seguinte, simplesmente genial!
Tinha grandes expectativas em relação ao filme, não achando que fosse fácil de adaptar sem que se perdesse a magia. Apesar de manter a minha opinião de à longos anos, tenho de admitir que o filme foi bem conseguido com o desenrolar de todas as histórias em simultâneo, mas com fraco desenvolver das personagens, o que é no entanto compreensível senão o filme teria de ter no mínimo 6 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário