A Missão de Az Gabrielson




Autor: James Lovegrove
Pseudónimo: Jay Amory

Editado: 2006
Reimpressão: 2009

Título Original:The Wingless Boy: The Fledging of Az Gabrielson

Livro 1 - No Mundo das Nuvens

 

 

SINOPSE:



Alheou-se de tal modo do que o rodeava, que não se apercebeu de que havia uma outra pessoa naquele andar. O homem vestido de negro flutuou por trás, batendo as asas lenta e furtivamente. E nem sequer deu conta que o estranho pairava por cima das suas costas, suficientemente perto para lhe falar ao ouvido, até o perceber sussurrar. Uma única palavra. Proferida suavemente. Três sílabas. "Anormal"  

 

RESUMO ALARGADO: 

Az é um dos Alados. O seu povo viaja sem esforço por entre cidades, planando acima das nuvens, bastando-lhes apenas abrir e bater as asas de dois metros e meio. Decorre uma vida calma de beleza aérea. Nesse mundo de liberdade e voo, Az é o único que não tem asas, peculiaridade que o faz sofrer e o mantém isolado. Um dia o rapaz é escolhido para desempenhar uma missão abaixo das nuvens. O sistema de gigantescos elevadores mecânicos, que transportam tudo o que os Alados necessitam para sobreviver, está a falhar, ameaçando arrastar consigo toda a sociedade Alada. Será preciso que alguém desça ao Solo e descubra o que aconteceu. Az, cuja ausência de asas o torna semelhante aos pré-históricos Terrenos, parece ser a pessoa indicada para procurar respostas abaixo das nuvens. Contudo, ao atingir o Solo e sob as vastas sombras das cidades, o rapaz encontra mais perguntas do que respostas: um povo ignorante, que alimenta ideias confusas acerca dos Alados, e aspira ser como eles, enchendo os elevadores de oferendas para os deuses alados; entretanto, esse mesmo povo começa a entender que o seu modo de vida não obedece à ordem natural. E uma rapariga, Cassie Grubdollar, que está longe de ser um anjo…

BIBLIOGRAFIA:


Resumo/Opinião

James Lovegrove (nascido em 1965) é um britânico escritor de ficção especulativa. O seu primeiro romance foi A Esperança, publicado pela Macmillan em 1990 que foi pré-seleccionado para o Prémio Arthur C. Clarke em 1998. O seu conto "Carry The Moon In My Pocket" ganhou em 2011 o Prémio Seiun no Japão como a melhor curta-metragem de língua estrangeira. O tema dos seus trabalhos é muitas vezes sobre efeitos corruptos da riqueza e do mercantilismo, e motivos recorrentes como a dualidade e o conflito, ou com a reconciliação dos opostos. Lovegrove tem uma predilecção por jogos de palavras, não só na sua prosa, mas, por vezes, como um dispositivo, como no romance Provender Gleed, cujo elenco de caracteres inclui um par de detectives que resolvem crimes através da utilização de anagramas. Lovegrove escreveu ficção adulta jovem, mais notavelmente uma série de romances de fantasia sob o pseudónimo (Jay Amory). Foram traduzidos para nove idiomas. 

Site Oficial: 



Este livro foi descoberto numa feira do livro do Jumbo, onde os preços praticados convidavam à leitura...neste caso apenas 3,5€. O que me chamou a atenção foi a simplicidade da capa mas que ao mesmo tempo de confere uma força visual. Porque a verdade é que os olhos também comem. No entanto o que me convenceu foi mesmo ao ler....
Uma única palavra. Proferida suavemente. Três sílabas. "Anormal" 
aguçou-me a curiosidade de o ler. É uma história de fácil leitura, com um desenrolar simples mas cativante pelo suspense que cria. Levanta várias possibilidades de desenvolvimento da história que poderiam ter sido mais exploradas, mas uma vez que vão existir mais livros, talvez seja a intenção do autor, alimentar a nossa imaginação para um quero mais....aguardemos....






 


Sem comentários:

Enviar um comentário