O Menino de Cabul


AUTOR: KHALED HOSSEINI


Editado: 2003




Titulo Original: The Kite Runner






SINOPSE:


Amir e Hassan cresceram juntos exactamente como os seus pais. Apesar de serem de etnias, sociedades de religiões diferentes, Amir e Hassan tiveram uma infância em comum, com brincadeiras, filmes e personagens. O laço que os une é muito forte: amamentados pelo mesmo leite é, apenas depois de muitos anos que Amir consegue sentir o poder dessa relação.
Amir nunca foi o mais forte ou nobre, ao contrário de Hassan, conhecido pela sua coragem e dignidade. Hassan que não sabe ler nem escrever, era muitas vezes o mais sábio, com uma aguda percepção dos acontecimentos e dos sentimentos das pessoas. E foi esse mesmo Hassan que decidiu quem seria Amir, durante a batalha da caça aos papagaios. Um papagaio que mudaria o destino de todos. No inverno de 1975, Hassan deu a Amir a hipótese de ser um grande homem, de alterar a sua tragetória e livrar-se da náusea constante que denunciava a sua cobardia. Mas Amir não viu a sua redenção.
Muito depois de desperdiçada a sua oportunidade, Amir regressa ao Afeganistão oprimido e destruído pelo regime Talibã. Amir precisava de se redimir daquele que foi o maior erro da sua vida.



Resumo/Opinião

A história leva-nos a um Afeganistão no final da sua Monarquia, que passa por um regime político tumultuoso que leva os nossos protagonistas, Amir e o seu Baba a fugirem para a América para escapar ao regime militar Talibã.
Encontramos assim duas realidades distintas para estes personagens. Na 1ª realidade vivem como aristocratas. Baba é respeitado, sendo um homem extremamente rico e influente em Cabul. Amir seu filho, sente durante toda a infância que o seu pai o culpa pela morte da sua mãe, que morreu durante o parto e por isso o privou do seu grande amor, sente-se intimidado pela grandeza e dignidade do seu pai sentindo-se um fraco. Desde cedo que se vira para os livros, lendo todos os que apanha e desenvolve o gosto pela escrita iniciando uma série de contos. O seu melhor amigo é Hassan de etnia Hazara considerado por este facto inferior aos olhos da comunidade em que vivem. Filho de um criado,também ele o é, sendo que prepara o pequeno almoço e roupa do seu amigo. Não frequenta a escola e por isso não sabe ler nem escrever. Confia em Amir ao ponto de sacrificar toda a sua vida por este.
Amir sente-se dividido entre esta amizade e a inveja que sente pela atenção que o seu pai dispensa a Hassan, não consegue entender o porquê desse afecto. Amir acaba por trair a amizade de Hassan, e passa a viver com uma culpa que o consome durante muitos e muitos anos.
A 2ª realidade leva-nos até à América onde estes vivem com dificuldades financeiras, no entanto Baba nunca desiste de dar a melhor educação possível ao seu filho.
Dedicam-se à recolha de antiguidades, que depois vendem na feira de domingo. Nessa altura reúnem-se com os seus compatriotas recordando a sua história e costumes.
Os anos passam e Amir acaba por ser confrontado com o seu passado, o destino encarrega-se de lhe dar uma nova oportunidade de se redimir, mas para isso terá que regressar ao Afeganistão....
É um romance poderoso, que nos demonstra o verdadeiro sentido da amizade e sacrifício, em que os personagens se definem pelas suas acções.

Foi adaptado ao cinema em 2007 numa produção de Sam Mendes 

Veja o trailer do filme 






Sem comentários:

Enviar um comentário